Valores na formação inicial de professores: o que dizem os futuros professores de uma universidade chilena?
DOI:
https://doi.org/10.21703/rexe.v23i52.2423Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Moral, Prontidão Percebida, Educação Física; Educação básicaResumo
RESUMO: A temática dos valores tem se consagrado como finalidade essencial na formação de professores, pois permite promover a futura responsabilidade social docente. O objetivo do estudo foi analisar a educação em valores percebida pelo corpo discente de Pedagogia em Educação Física (PEF) e Pedagogia Geral Básica (PGB) em uma universidade pública no Chile. Participaram 131 estudantes do sexo masculino e feminino. Foi aplicado o questionário CFVALMA, que mede os conhecimentos e estratégias de transmissão de valores nos alunos em formação. Os principais resultados demonstraram excelente consistência interna para o inquérito em geral e seus domínios (> α=0,90 e < α=0,97) e valores gerais positivos para os domínios CV (4,2±1,2), TV (4,1±0,9) e CHER (4,4±0,9). Evidenciou-se como insuficiente (i) a avaliação e transmissão de conhecimentos baseados em valores, (ii) o ensino de valores que o sistema educativo privilegia e (iii) o conhecimento de teorias e estratégias no domínio dos valores para a formação. Não foram observadas diferenças significativas (p<0,05) entre os domínios na comparação entre sexo, carreira e nível de formação. Concluindo, é relevante que as universidades implementem processos de formação que envolvam a formação em valores para a sustentabilidade das nossas sociedades.
Downloads
Referências
Arana, M. (2006). Los valores en la formación profesional. Tábula Rasa, 4, 323-336. https://doi.org/10.25058/20112742.259
Arribas de Frutos, M. (2021). Análisis de la influencia de un proyecto de innovación docente en la formación y la identidaddocente de los estudiantes participantes con relación a la educación inclusiva. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/47286
Azkarate, A., Bartau, I. y Lizasoain, L. (2019). Educación en valores y formación del profesorado de secundaria: el caso de la UPV/EHU. Profesorado, revista de curriculum y profesorado. 23(3), 493-516. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i3.11240
Baddi, I. C., Paragis, M. P., Lorenzo, M. G., & Fariña, J. J. M. (2018). Sensibilidad ética en el ámbito educativo: el uso de recursos audiovisuales en la evaluación de situaciones complejas. Sophia, 14(2), 46-59.
Bermejo, M., Pulido, D., Galmes, M., Serra, P., Vidal, J. y Ponseti, J. (2021). Educación física y universidad: Evaluaciónde una experiencia docente a través del aprendizaje cooperativo. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física ,Deporte y Recreación, 39, 90-97. http://hdl.handle.net/11201/153818
Buxarrais, M. (2000). La formación del profesorado en educación en valores. Propuesta y materiales. Desclée De Brouwer.
Chaverra-Fernández, B., y Hernández-Álvarez, J. (2019). La acción evaluativa en profesores de educación física: una investigación multi-casos. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 12(1), 211–228.
Cornejo, R., Albornoz, N. y Palacios, D. (2016). Subjetividad, realidad y discurso entre el determinismo estructuralista y el construccionismo social. Cinta moebio, 56, 121-135. https://doi.org/10.4067/S0717-554X2016000200001
Dabdoub, J. (2021). Apuntes para una historia de la Clarificación de valores: origen, desarrollo, declive y reflexiones. Revista Española de Pedagogía, 79 (279), 289-304. https://doi.org/10.22550/REP79-2-2021-06
Colomo, E., Cívico, A., Guillén, F. y Sánchez, E. (2022). Percepción de los docentes en formación sobre su influencia en la transmisión de valores al alumnado. Tendencias Pedagógicas, 39, 27–43. https://doi.org/10.15366/tp2022.39.003
Díez, E. (2020). Valores transmitidos en la formación inicial del profesorado. Educar. 56. 129-144.
Espinoza, O. (2016). Neoliberalismo y educación superior en Chile: Una mirada Crítica al rol desempeñado por el Banco Mundial y los “Chicago Boys”. Laplage em Revista, 3(3), 93-114.
Elizundia, A. y Álvarez, M. (2019). La formación humanística y por competencias en el contexto de la universidad ecuatoriana. Qualitas.17. 88-104.
Félix, M. y Romero, G. (2020). Identificando valores en una universidad pública. Mendive, 18(2), 288-301.
Fonseca, I., Bernate, J., Betancourt, M., Barón, B., y Cobo, J. (2019). Developing Social Responsibility in University Students [Desarrollando la Responsabilidad Social en Estudiantes Universitarios]. In Proceedings of the 2019 11th International Conference on Education Technology and Computers. (pp. 215-218)
García. J., Müller-Using, S., Solano, J. y Rincón, L. (2022) Un acercamiento filosófico a la Educación en valores y derechos humanos para la formación docente con ejemplos de Alemania y Costa Rica. En Washburn, S. (Compiladora) La educación en valores y derechos humanos en la educación superior. INIE.
García, R., Gozálvez, V., Vázquez, V. y Escámez, J. (2010). Repensando la Educación: cuestiones y debates para el siglo XXI. Brief Ediciones.
Glanzer, P. L, yReam, T. C. (2009). Christianity and moral identity in higher education [Cristianismo e Identidad Moral en la Educación Superior]. Palgrave Macmillan.
González, V. (2021). Educar en valores en la Universidad. ¿Para que? y ¿Como?. Editorial UGM.
Hernández-Sampieri, R. yMendoza, C (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Editorial Mc Graw Hill Education.
Lamoneda, J. (2018). Programas de aprendizaje-servicio en estudiantes de ciclo formativo en animación y actividadfísica. Journal of Sport & Health Research, 10(1), 65-78.
Laudadio, J. y Mazzitelli, C. (2018). Adaptación y validación del cuestionario de relación docente en el nivel superior. Interdisciplinaria. Revista de Psicología y Ciencias Afines, 35(1), 153-170.
https://doi.org/10.1590/1807-03102016v28n3p433
Lovat, T., Clement, N., Dally, K., Toomey, R. (2011) The impact of values education on school ambience and academic diligence. International Journal of Educational Research. 50(3), 166-170. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2011.07.008
Nosow, V. y Vilanice A. (2009). “La enseñanza de contenidos actitudinales en la educación superior de enfermería”. Revista da Escola de Enfermagem da USP 43, 1232-1237.
Marchesi, Á. (2008), Sobre el bienestar de los docentes. Competencias, emociones y valores. Alianza.
Martín, X., Bär-Kwast, B., Gijón, M., Puig, J. y Rubio, L. (2021). El mapa de los valores del Aprendizaje-Servicio. Alteridad. Revista de Educación, 16(1), 12-22. https://doi.org/10.17163/alt.v16n1.2021.01
Martínez, M. y Carreño, P. (2020). El compromiso ético del profesorado universitario en la formación de docentes. Profesorado, revista de curriculum y profesorado. 4, 2
Martínez, M., Esteban, F., y Buxarrais, M. (2011). Escuela, profesorado y valores. Revista de Educación, 95–113.
Ministerio de Educación de Chile (2016). Plan de aseguramiento de la calidad escolar 2016 – 2019. Santiago.
Ministerio de Educación de Chile (2021). Estándares Pedagógicos y Disciplinarios para Carreras de Pedagogía en Educación General Básica. Santiago
Ministerio de Educación de Chile (2022). Política de Reactivación Educativa Integral. Santiago
Müller-Using, S. y Sarkisova, V. (2022). La educación en valores y en derechos humanos en la formación de docentes en la Universidad de Osnabrück. En Washburn, S. (Compiladora) La educación en valores y derechos humanos en la educación superior. INIE.
Müller-Using, S. (2018). Ethos und Empathie: Interkulturelle Vergleichsstudie zur LehrerInnenbildung an der Universidad de Costa Rica und der Universität Osnabrück.. V&R unipress.
Munévar, O., Juanes, b. y Toledo, M. (2018). La formación del valor respeto en los estudiantes de la Educación Básica. Acalán - [Revista de la] Universidad Autónoma del Carmen, 106, p. 37-47.
Pérez, S. (2023). La promoción de valores en la formación del profesorado de Educación Física: una revisión sistemática. Revista Educación, 47(1), 676-694. https://doi.org/10.15517/revedu.v47i1.51989
Pérez, S. y Rivera, E. (2021). Análisis de la construcción de identidad profesional en profesores excelentes: encontrando al SER formador de docentes. Foro educacional, (36), 79-100. https://doi.org/10.29344/07180772.36.2688
Peña, F., Rojas, J. y García, P. (2018). Uso problemático de internet, cyberbullying y ciber-violencia de pareja en jóvenes universitarios. Diversitas: perspectivas en psicología, 14(2), 205-219.
Pimienta, J. (2012). Las competencias en la docencia universitaria, Pearson Educación.
Programa de Naciones Unidades. (2021). La Unesco y los objetivos de desarrollo sostenible. Recuperado de https://es.unesco.org/sdgs
Puig, J. (2003). Prácticas morales: una aproximación sociocultural a la educación moral. Paidós.
Rosa, M., y Santamaría, M. (2020). Evolución de la educación en valores y su proyección social en la escuela inclusiva. Educatio Siglo XXI, 38(3 Nov-Feb), 317-338.
Ruz, J. (2006). Convivencia y calidad de la Educación. Organización de Estados Iberoamericanos para la Ciencia y la Educación (OEI).
Sanderse, W. (2012).The Meaning of Role Modelling in Moral and Character Education [El significado del modelo a seguir en la educación moral y del carácter]. Journal of Moral Education, 42(1), 28-42.
Saavedra, R. A. (2014). La formación en valores en el ámbito de la educación superior. Convergencia Educativa, (4), 9-23.
Soto, J., Fernández, D, Campos, B. y Ruz, R. (2021). Elaboración y validación de un cuestionario (CFVALMA), sobre la formación en valores del alumnado de magisterio Retos, 41, 68–78. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.81984
Stephenson, J., Ling, L. y Burman, E. (coord.). (2001). Los valores en la Educación. Gedisa.
Tobón, S. (2013). Formación integral y competencias: pensamiento complejo, currículo, didáctica y evaluación (4ta. ed.). Ecoe Ediciones.
Velásquez, N. y D’aleman, L. (2018). Efectos de las prácticas de gestión humana en la producción de las subjetividades laborales. Perspectivas en psicología, 15(2), 15-27.
Tunning, P. (2003). Tunning educational structure in Europe [Puesta a punto de la estructura educativa en Europa]. Informe final. Universidad de Deusto.
Zabala, M., Viciana, J. y Lozano, L. (2002). La planificación de los deportes en la educación física de ESO. Educación Física y deportes. Revista Digital, 8, 48.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de acceso abierto
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento.
Licencia
Revista REXE "Revista de Estudios y Experiencias en Educación" de la Facultad de Educación, Universidad Católica de la Santísima Concepción, está distribuido bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.