El Podcast como Apoyo al Razonamiento Profesional Evaluado por la Inteligencia Artificial
DOI:
https://doi.org/10.21703/rexe.v23i52.2214Palavras-chave:
Educação superior, Tecnologia da informação (TI), Inteligência artificial, Aprendizado, Raciocínio.Resumo
Introdução: A pandemia deixou sequelas formativas que levaram os professores a adotar várias estratégias e ferramentas para mitigar seus efeitos. Entre as tecnologias de informação e comunicação (TIC) utilizadas remotamente como suporte, o podcast se destacou como um recurso escolhido para o treinamento do raciocínio profissional, e não se sabe em que medida ele é verdadeiramente relevante e alinhado com os objetivos educacionais ao retornar ao aprendizado presencial.
Métodos: Quatro professores exploraram a possibilidade de usar a Inteligência Artificial (IA) para avaliar o potencial do podcast como recurso no treinamento do raciocínio profissional. Para esse fim, eles empregaram perguntas abertas ao modelo de IA disponibilizado e gratuito da OpenAI, conhecido como ChatGPT (Generative Pretrained Transformer versão 3.5).
Resultados: Os textos fornecidos pelo ChatGPT revelaram que a sinergia entre o podcast e a IA pode ser um feedback para o processo de aprendizagem do raciocínio profissional no período pós-pandemia. Os resultados obtidos incluíram tabelas descritivas e comparativas, mostrando como o ChatGPT forneceu feedback sobre estratégias metodológicas e instrumentos de avaliação relacionados ao uso do modelo de função-disfunção do movimento humano (MHMFD) como recurso para aprendizado do raciocínio profissional.
Conclusão: A IA pode ser um suporte ao podcast, fornecendo feedback atualizado quando solicitado para limitar sua análise ao modelo de raciocínio do MHMFD humano.
Downloads
Referências
Álvarez, K., Pilamunga, D., Mora, K., y Naranjo, M. (2020). Tiempo en pantalla (televisión, computadora, celular, tabletas) en las relaciones interpersonales entre niños de 8 a 12 años. Horizontes Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 4(15), 258-266. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2616-79642020000300008&lng=es&tlng=es.
Arbillana, A., Pardàs, M., Escudero, R., Rodríguez, R., Alcaraz, V., Llanes, S., Herrero, B. Gimeno, E. & Ríos A. (2020). Fisioterapia respiratoria en el manejo del paciente con COVID-19: recomendaciones generales. Sociedad Española de Neumología y Cirugía Torácica. Versión 1.0.
Aristovnik, A., Kerzic, D., Ravselj, D., Tomazevic, N., y Umek, L. (2020). Impacts of the COVID-19 Pandemic on Life of Higher Education Students: A Global Perspective. Sustainability, 12, 8438.
Augustin, R., Bonifacino, E., y Tilstra, S. (2019). Moming Report for all: the use of podcast to disseminate clinical reasoning tools. Med Educ, 53(11), 1150.
Castellanos-Paéz, V., Abello-Correa, R., Gutiérrez-Romero, M., Ochoa-Angrino, S., Rojas-Ospina, T., Taborda-Osorio, H. (2022). Impacto de la pandemia en el aprendizaje: reflexiones desde la psicología educativa. Prax. Saber [online]. 13(34) 210-244. https://doi.org/10.19053/22160159.v13.n34.2022.14532.
Castillejos López, B. (2022). Inteligencia artificial y entornos personales de aprendizaje: atentos al uso adecuado de los recursos tecnológicos de los estudiantes universitarios. Educación, 31(60), 9-24. https://dx.doi.org/10.18800/educacion.202201.001
Escobar, M., Sanhueza, S., y Friz, M. (2018). Uso de estrategias tecnológicas en educación: una comparación entre biología y educación física. RMIE [online]. 23(77), 483-504.
Escobar, M. ySánchez, I. (2020). Disfunciones formativas en kinesiología/fisioterapia para el desarrollo de competencias de razonamiento. Revista de Investigación 101. (44).
Escobar, M., Medina, P., y Muñoz, R. (2020). Dinámica del aprendizaje de racionalidades profesionales según el modelo función-disfunción del movimiento humano: Un consenso docente. REXE, 19(39), 195-212.
Escobar, M. (2021). Aprendizaje del razonamiento profesional en kinesiología: Percepción profesional de los contextos formativos externos. Rev Educ Cien Salud, 18(2), 94-99.
Garrido C., D. (2020). Educar en tiempos de pandemia: acentuación de las desigualdades en el sistema educativo chileno. Rev. Caminhos Da Educação: Diálogos, Culturas e Diversidades, 2(2), 43–68.
González, A., Habechian, F., Bobadilla, E., Cancino, M., González, H., Crisóstomo, S., y Escobar, M. (2021). Rediseño del Currículo: ¿Garantizan la coherencia del método y la evaluación mejores oportunidades de aprendizaje en kinesiología? REXE, 20 (44), 428-444. https://doi.org/10.21703/0718-5162.v20.n43.2021.024
Huang, J., Saleh, S., y Liu, Y. (2021). A Review on Artificial Intelligence in Education. Academic Journal of Interdisciplinary Studies, 10(3), 206-217. https://doi.org/10.36941/ajis-2021-0077
Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe. (2020). COVID-2019 y educación superior: De los efectos inmediatos al día después. UNESCO.
Lista-Paz, A., González-Doniz, L., y Souto-Camba, S. (2020). ¿Qué papel desempeña la Fisioterapia en la pandemia mundial por COVID-19? Fisioterapia, 42(4), 167–169. Spanish. https://doi.org/10.1016/j.ft.2020.04.002.
Maher, S., Hayden, J., Strawnridge, J., Gallagher, P., y Flood, M. (2020). “Both useful in their own way”: Video podcast and typed solutions as feedback on undergraduate pharmaceutical calculations skills assessment. Current Pharmacy Learning, 12(4), 367-377.
Maneiro, S. (2020). ¿Cómo prepararse para la reapertura? Estas son las recomendaciones del IESALC para planificar la transición hacia la nueva normalidad. http://www.iesalc.unesco.org/2020/06/18/como-prepararse-para-la-reapertura-estas-son-las-recomendaciones-del-iesalc-para-planificar-la-transicion-hacia-la-nueva-normalidad
Maureira, H. (2017). Síntesis de los principales elementos del modelo Función-Disfunción del Movimiento Humano. REEM, 4(1), 7-24.
Marinoni, G., Van't Land, H. & Jensen T. (2020). The impact of COVID-19 on Global Higher Education. International Higher Education, 1-50.
Mominó, J. M., y Sigáles, C. (2016). El impacto de las TIC en la educación. Más allá de las promesas. UOC Ediciones.
Moncayo, N., Pereira, J., yLuján, M. (2018). Las actividades de aprendizaje y el rendimiento académico en la educación a distancia. Universidad Técnica Particular de Loja, Ecuador. Revista UNIMAR, 36(1), 33-47. https://doi.org/10.31948/unimar.36-1.2
Moore, W., y Smith, A. (2012). Effects of video podcasting on psychomotor and cognitive performance, attitudes, and study behavior of student physical therapists. Innovations in Education and Teaching International, 49(4), 401-414.
Narváez-Díaz, L. E., Chi-Pech, V. M., Llanes-Castro, E. R., y Canché-Euán, M. (2022). Estrategias Educativas Implementadas en la UMT ante la Pandemia de la COVID-19. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 15(2), 76-84. https://doi.org/10.37843/rted.v15i2.340
Norkjær, S., Holm, R., & Dau, S. (2018). Podcast as a Learning Media in Higher Education. 17th European Conference on e-Learning.
Parra-Sánchez, J. S. (2022). Potencialidades de la Inteligencia Artificial en Educación Superior: Un Enfoque desde la Personalización. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 14(1), 19-27. https://doi.org/10.37843/rted.v14i1.296
Priyadharshini, A., Doke, A., Parveen, M. S., y Swathi.Y, Y. (2022). Survey on Podcasting to Improve Teaching Learning Process. https://doi.org/10.1007/978-981-16-4284-5_52
Saenz, M., & Cira, J. (2020). La Educación Superior en los tiempos de Covid-19; impactos inmediatos, acciones, experiencias y recomendaciones. Enfermería, I(4), 1-12.
Samaniego, J., Lavid, E., Vásconez, S., y Neira, M. (2022). Educational Podcast, a Link to Auditory Learning. https://doi.org/10.21125/inted.2022.1968.
Valadez Huizar, M., & González de la Torre, Y. (2020). aprendizaje autorregulado: las tecnologías de información y comunicación (tic) y la lectura en la educación superior. Red De Investigación Educativa, 12(2), 31 - 45. https://revistas.uclave.org/index.php/redine/article/view/2816.
UNESCO. (2024). La inteligencia artificial generativa en la educación: ¿Cuáles son las oportunidades y los desafíos? https://www.unesco.org/es/articles/la-inteligencia-artificial-generativa-en-la-educacion-cuales-son-las-oportunidades-y-los-desafios.