Linguagem narrativa das emoções no trabalho interdisciplinar de práticas colaborativas com alunos do Ensino Prescolar, Ensino Diferenciado e Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21703/rexe.v23i51.2175

Palavras-chave:

Práticas colaborativas, linguagem emocional, diálogo de conhecimento, pesquisa hermenêutica, análise semântica estrutural

Resumo

O objetivo desta pesquisa é compreender a linguagem narrativa emocional que se manifesta no desenvolvimento das práticas colaborativas entre alunos das carreiras de Educação Prescolar, Educação Diferenciada e Educação Básica de uma universidade pedagógica no Chile. Faz parte do paradigma hermenêutico interpretativo hermenêutico. Utiliza dois instrumentos de coleta de dados: entrevista individual de "associação livre de palavras" (ALP) e entrevista compreensiva em grupo. Os conteúdos das entrevistas grupais são tomados como "narrações" e analisados ​​a partir da semântica estrutural segundo a teoria do texto de Paul Ricoeur. Os conteúdos das entrevistas do ALP são analisados ​​segundo a proposta de Petracci e Kornblit. A compreensão da «linguagem narrativa emocional» revelou aspetos que não foram alcançados na vivência das práticas colaborativas, constatação que permitiu formular uma estratégia de acompanhamento inclusiva e dialógica que integra a dimensão emocional nas várias formas de interação que esta atividade demandas.

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Biografia do Autor

Teresa Ríos-Saavedra, Universidad Metropolitana en Ciencias de la Educación, Chile

Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad Católica de Chile. Profesora titular del Departamento de Educación Parvularia de la Facultad de Filosofía y Educación de la Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación. Coordinadora de Investigación de la Facultad y del Departamento de Educación Parvularia. Académica colaboradora del Doctorado en Educación de la misma universidad. Línea de investigación: Inclusión y Diversidad desde un enfoque hermeneútico, Educación Superior y Formación Inicial Docente.

Bernarda Toledo-Toledo, Universidad Central de Chile, Chile

Doctora en Educación por la Universidad Academia de Humanismo Cristiano, Chile. Magister en Ciencias de la Educación por la Universidad Central de Chile. Actualmente académica de la Facultad de Educación de la Universidad Central de Chile. Líneas de investigación: Formación Docente, educación emocional.

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

Ríos-Saavedra, T., & Toledo-Toledo, B. (2024). Linguagem narrativa das emoções no trabalho interdisciplinar de práticas colaborativas com alunos do Ensino Prescolar, Ensino Diferenciado e Ensino Fundamental. REXE- Revista De Estudios Y Experiencias En Educación, 23(51), 176–196. https://doi.org/10.21703/rexe.v23i51.2175

Edição

Seção

Investigación