Ludicidade, aprendizagem e desenvolvimento socioemocional: um olhar sobre a primeira infância
DOI:
https://doi.org/10.21703/rexe.v22i49.1545Resumo
O objetivo deste estudo é analisar experiências pedagógicas de caráter lúdico implementadas por Educadores de Pré-Escolar no nível de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades socioemocionais na primeira infância na província de Osorno, Chile. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é realizada sob uma abordagem de pesquisa qualitativa, com perspectiva de análise descritiva e interpretativa, produzindo informações por meio de um questionário aberto e um grupo focal com Educadores de Pré-Escolar, pertencentes a instituições de ensino com algum grau de Estado. financiamento. A perspectiva metodológica de análise é a Grounded Theory de Glaser e Strauss com contribuições de Corbin (Schettini & Cortazzo, 2015). A pesquisa foi estruturada em fases; a primeira delas, de abordagem teórico-conceitual, a segunda, de natureza descritiva contextual e a terceira, de análise dos resultados e discussão. Em conclusão, evidencia-se a importância e os benefícios da Experiência Pedagógica Lúdica (EPL) dentro do processo de ensino e aprendizagem de raparigas e rapazes, respondendo às suas características e necessidades, o que gera vários benefícios para potenciar a curiosidade, o desenvolvimento, a vontade de aprender, socialização, criatividade e imaginação, em contexto de aprendizagem e o desenvolvimento integral de competências socioemocionais, que permitem que a aprendizagem seja protagonista em contexto lúdico.
Downloads
Referências
Alcalay, L., Berger, C., Milicic, N., y Fantuzzi, X. (2012) “Aprendizaje socioemocional y apego escolar: Favoreciendo la educación en diversidad”. En I. Mena. M.R. Lissi, L. Alcalay y N. Milicic (eds.), Diversidad y educación: miradas desde la psicología educacional (pp. 47-68). Santiago: Ediciones Universidad Católica.
Arancibia C, V., Herrera P, P., y Strasser S, K. (2008). Manual de psicología educacional (6a ed.). Ediciones UC.
Badesa, S. (2007). Proceso Metodológico de una Investigación en Animación Sociocultural. 85-112 En G. Pérez Serrano. modelos de investigación cualitativa en educación social y animación sociocultural: aplicaciones prácticas. Narcea Ediciones. https://www.digitaliapublishing.com/a/40992
Subsecretaría de Educación Parvularia MINEDUC. (2018) Bases Curriculares de Educación Parvularia.
Biermeier, M. A. (2015). Inspired by Reggio Emilia: Emergent Curriculum in Relationship-Driven Learning Environments. Young Children, 8.
Convención sobre los derechos del niño (1989) Editado por el Instituto Nacional de Derechos Humanos de Chile.
CASEL. (2019). MARCO DE SEL DE CASEL: ¿Cuáles son las áreas de competencias principales y dónde se promueven? https://casel.s3.us-east-2.amazonaws.com/CASEL-Wheel-Spanish.pdf
CEM. (2019). Resumen Estadístico de la Educación. https://centroestudios.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/100/2020/02/Resumen-Estadi%CC%81stico-de-la-Educacio%CC%81n-2019-FINAL_f01.pdf
Fernández-Oliveras, A., y García-Pete, L.C. (2015) Juego, Educación Infantil y Ciencias Experimentales en la Literatura Educativa. Reidocrea, monográfico: 1-12. http://hdl.handle.net/10481/37109
Glaser, B.G. y Strauss, A.L. (1967) The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research. Chicago: Aldine.
Huizinga, J. y Imaz, E. (2000). Homo ludens. Alianza Editorial Emece.
INE. (2017). Resultados CENSO 2017. http://resultados.censo2017.cl/Region?R=R10
Jiménez. C. A. (2000). Cerebro Creativo y Lúdico: hacia la construcción de una nueva didáctica para el siglo XXI. Cooperativa Editorial Magisterio.
Subsecretaria de Educación Parvularia. MINEDUC. (2019) Marco para la Buena Enseñanza Educación Parvularia.
Mujica, F. N., y Orellana, N. C. (2019). Emociones en educación física desde la perspectiva constructivista: análisis de los currículos de España y Chile. Praxis & Saber, 10(24), 297-319. https://doi.org/10.19053/22160159.v10. n25.2019.8468
Naciones Unidas. (1989). Convención sobre los Derechos del Niño. https://www.ohchr.org/sp/professionalinterest/pages/crc.aspx
Payá Rico, A. (2013). Aprender deleitando. El juego infantil en la pedagogía española del siglo XX. Learning by Enjoying: Children’s Play in the 20th Century Spanish Pedagogy., 65(1), 37-46.
Pérez Gallardo, E. y Gértrudix-Barrio, F. (2021). Ventajas de la gamificación en el ámbito de la educación formal en España. Una revisión bibliográfica en el periodo de 2015-2020. Contextos Educativos. Revista de Educación, 28, 203-227. https://doi.org/10.18172/con.4741
Silvana Franco, M., Garbarino, A., y Pechín, C. (2016). El lugar del juego en la transición entre Nivel Inicial y Nivel Primario. Las voces de los actores, 13(13), 94-107.
Schettini, P. y Cortazzo, I. (2015). Análisis de datos cualitativos en la investigación social. D - Editorial de la Universidad de La Plata.